domingo, 15 de fevereiro de 2015

Festa de 15 Anos



Como fazer sua festa de 15 anos sem gastar muito

Como sou amiga de vocês, vim dar um montão de dicas pra quem quer fazer uma festa de 15 anos sem gastar uma fortuna. Como vocês sabem, fiz 15 anos recentemente e a festa foi simples porém todo mundo adorou, graças a Deus. Quinze anos é uma data muito especial e merece ser comemorada com as pessoas que a gente ama, e sei que muita gente assim como eu não tem grana o suficiente pra fazer aquele festãaaaao, com boate, luzes, vestidos, ternos, glitter e David Guetta kkkkkk entãaaao, vamos todo mundo ler esse post e ver que é bem melhor gastar pouco e fazer uma festa menor em que todo mundo vai se divertir MUITO! <3

     Posts especiais #15daAna
  1. Look: Fifteen
  2. Minha festinha de 15 anos - Parte I
  3. Minha festinha de 15 anos - Parte II
  4. Homenagem dos leitores
  5. Meus presentes de aniversário

• Decidimos não pagar alguém para fazer o convite então eu mesma fiz. Abri o Photoscape (sim, o Photoscape!) e fui montando do jeitinho que eu queria. 

• Relevei o convite pelo site Nice Photos, o tamanho foi o 15x21. Quase sempre tem umas promoções ótimas nesse site, aí a revelação sai com um preço baratinho!

• A ilustração do canto quem fez foi a Luana Beatriz. Ela não fez especificamente para o convite, ela já havia me entregado há um tempo e eu nunca tinha usado, então resolvi colocar no convite por que achei que ficou lindo e deu certo com o "tema" da festa. Obrigada Lu, pelo desenho lindíssimo!

• No convite eu coloquei meu nome, a idade que eu estava comemorando, a data da festa, o horário, o local e uma citação, ou seja, o necessário para o convite. Você não precisa colocar uma citação se não quiser, claro. Mas eu queria muito colocar então escolhi essa da Bruna Vieira!

• Muita gente me perguntou quantas pessoas eu convidei. A média acho que foi 160 pessoas. Fazer a lista de convidados não é fácil, então você tem que escolher as pessoas que você realmente ama e que são importantes na sua vida. Ah, e 10% dos convidados nunca vão, isso é certo. Então você sempre pode chamar umas pessoas a mais.

• Invista em um modelo simples e bonito. Hoje em dia existem vários tipos de convites e algum deles ficam caríssimos, vocês sabem. Então como a festa vai ser simples, invista em uma coisa básica mas que fique legal!

• Caso você não queira gastar com a revelação, você pode usar a internet pra convidar a galera. Crie um convite virtual, tipo, só a imagem mesmo, e mande para as pessoas.

• Você também pode convidar via email, Whatsapp, Facebook, etc. Só que é preciso ter um certo controle disso. Como você sabem, hoje em dia é muito fácil ficar sabendo das coisas através da internet, então se você não vai convidar muita gente e não quer que as pessoas fiquem sabendo que você vai fazer festa, tem que ter um certo cuidado para não espalharem por aí o seu convite, essas coisas.

• Eu não fiz isso, mas gostaria de ter feito: peça para as pessoas confirmarem se vão à festa com uma semana de antecedência, assim talvez dê pra você chamar aquela pessoa que ainda tá naquela "chamo ou não chamo".

• Eu entreguei os convites duas ou três semanas antes da festa, mas isso depende de você e do que você achar melhor. Só não pode deixar pra entregar de última hora!


• O look é uma coisa bastante pessoal, tem que estar de acordo com a festa e com o seu estilo. Nesse post expliquei o porquê de ter escolhido esse look. Mas no geral, escolhi esse vestido por que achei ele lindo, confortável e combinou com a festa.

• Não lembro quanto foi o vestido, mas confesso que ele não foi tão baratinho assim. Resolvi investir em acessórios que eu já tinha em casa pra não gastar mais, a sapatilha foi baratinha e a tiara também. Se você quer investir em um look bonito e barato, o segredo é mesclar coisas novas com coisas que você já tem em casa.

• Você não tem necessidade de usar vestido por que isso varia de acordo com o tipo de festa. Faça um look que tenha a ver com você e caso não encontre algo parecido nas lojas, procure uma costureira que seja de confiança e que não seja careira.

• Caso sua roupa for simples e a festa também, deixe claro para os seus convidados. Afinal, você não quer ver ninguém chegando de vestido de paetê na sua festa enquanto você está de short jeans, né?

• Como eu disse ali mais em cima, você não tem necessidade de usar vestido. No meu aniversário eu usei dois looks, aquele vestido branco e esse outro look que mostrei nesse post. É um short e uma blusa, e eu troquei por que também queria brincar no futebol de sabão, haha.


• Fiz minha festinha na Chácara Maytreia aqui em Unaí. Quem já foi lá sabe que o local lá não é tão grande assim, mas é lindo. Tem muitas plantas e lugares bonitinhos, o que já ajudou bastante na decoração.

• Se você conhecer alguém que tenha uma chácara bacana, peça um descontinho no aluguel. Ou talvez você até consiga descolar a chácara de graça. Por que confesso que uma das coisas que mais encarecem a festa é o aluguel do local, gente.

• E quem disse que você não pode fazer a festa na sua casa? Já fiz várias festinhas aqui em casa e sempre deu muito certo. E olha que minha casa nem é grande! O segredo é saber organizar o local.

• Aqui estão algumas fotos de festinhas em casa ou quintais. Como vocês estão vendo, o negócio é saber organizar o local mesmo. Deixe a casa bem arrumada, arraste móveis e decore tudo de uma forma que deixe o ambiente bem descontraído.

• Se você tiver algum amigo que tem uma casa legal, com piscina, churrasqueira, essas coisas, você pode pedir emprestado. Mas é óbvio né gente, preciso nem falar, que vocês tem que confirmar com a pessoa e com os pais dela e ver quais são as regras da casa, haha.

• Pra quem mora em apartamento, sei que em quase todos os prédios tem um salãozinho de festa. Não custa nada alugar, né? Por mais que o salão seja pequeno, dá pra quebrar o galho.


• 80% da decoração da minha festa fomos nós que fizemos. Algumas coisas a gente pegou com o buffet da Clarice - que foi o buffet que a gente contratou pra ajudar -, foram os móveis, tipo essa cristaleira que está com os presentes, algumas mesinhas de madeira, aquelas gaiolinhas brancas penduradas, a mesa do bolo e das guloseimas, as outras mesas e cadeiras, etc.

• Revelei as fotos pelo mesmo site que disse aqui em cima, o Nice Photos. Nós revelamos 400 fotos pra usar na decoração. Não revelamos tudo de uma vez pra não ficar muito caro, revelamos de 200 em um mês e 200 em outro.

• Os corações cor-de-rosa fomos nós que fizemos também. Minha mãe comprou o papel colorido duro, a gente fez os moldes e recortou. Depois fizemos os móbiles com nylon.

• Todos os materiais que a gente usava pra customizar e fazer a decoração, a gente procurava até achar o que a gente queria e que tivesse em conta. Façam isso também, pesquisem bastante nas lojas das suas cidades, vão garimpando o que é BBB: bom, bonito e barato!

• Aqui vão algumas fotos de festinhas pra vocês se inspirarem. São todas decorações simples e lindas, e que parecem que foram feitas à mão mesmo.

• Chame sua família e amigos pra te ajudarem na customização da decoração. Quanto mais gente, melhor! Assim, vocês conseguirão fazer as coisas mais bem feitas, em maior quantidade e bem mais rápido.

• Invista em coisas coloridas! Quando a decoração é simples porém bem colorida, fica lindo. Não precisa fazer um arco-íris na sua festa, e sim escolher uma tabela de cores legal pra decorar!


• No meu aniversário a gente contratou um buffet que ficou por conta da comida (salgados, petiscos, almoço, refri, cerveja, etc) e também contratamos um pessoal pra fazer batidas (aquelas de fruta, com álcool e sem álcool, sabe?). As guloseimas a gente comprou aqui mesmo em uma lojinha de festa.

• Caso não queira investir em um buffet pra fazer a comida, não precisa! Se sua família sabe cozinhar e a festa não for tão grande tá tranquilo. É só vocês prepararem tudo com antecedência, por exemplo, se for um almoço ou jantar, já deixem as coisas picadas no dia anterior, etc.

• Guloseima é uma coisa que o preço varia muito de acordo com cada lugar. O pacote de Sonho de Valsa tava muito caro na lojinha de festas, então minha mãe comprou no supermercado, que tava com um preço bem mais em conta. Então não comprem tudo antes de pesquisar preços nos outros lugares.

• Existem várias maneiras de deixarem as comidas mais "bonitinhas", o que é bem legal se o cardápio for simples. Invista em canudinhos enfeitados, potes legais e copos e pratinhos coloridos.

• Pelo fato de estar querendo economizar, fique atenta para não deixar faltar nada na sua festa. É muito chato quando a gente vai em uma festa e a comida acaba, né? E também não esbanje demais. Se não for contratar um buffet, procure saber a quantidade de comida necessária para o tanto de convidados.


• Além da música, é legal quando tem mais alguma coisa pros seus convidados se distraírem. Não é uma obrigação, óbvio, mas tem como sim você ter diversão sem gastar muito. 

• Na chácara da minha festinha tinha piscina, aí alugamos futebol de sabão, totó, pula-pula, algodão doce e eu customizei essas plaquinhas pra tirar foto, que foi uma coisa baratinha e que todo mundo adorou! Também contratamos DJ pra animar a festa.

• Se o local que você for fazer sua festa tiver piscina, ótimo. Se não, vocês podem se divertir com guerrinha de balão d'água pra refrescar, eu amo brincar disso! Ah, caso se a festa for durante o dia como a minha né gente, haha.

• Sabe aquele seu parente que toca violão nas festas de família? Chama ele pra animar a festa. Se não rolar de ter um microfone ou algo assim, vamos só de roda mesmo, o pessoal sempre adora.

• Acho que esses acessórios divertidos como pulseirinhas de neon, óculos e chapéus não são tão caros e todo mundo gosta pra tirar foto!


• A lembrancinha da minha festa foi essa câmera de brinquedo, elas foram baratinhas e eu adorei! Aí eu coloquei "15 anos Ana Lídia" na foto e arrumei pra revelar em papel adesivo pra gente colar no visor da câmera. Minha mãe montou os tripés e a gente colou na câmera. Prontinho!

• A nossa intenção nem era de o pessoal levar pra casa as fotos que estavam penduradas no varal. Mas quando vimos, quase todo mundo estava "roubando" as fotos do varal. O que eu achei ótimo! Haha. Achei bem legal o pessoal ter pegado as fotos como lembrança da festa.

• Assim que o convidado chegasse, ele assinava no quadro com a minha foto. Não ficou caro pra fazer o quadro, e olha que aqui em Unaí essas coisas costumam ter um precinho bem salgado. Por isso, procure na sua cidade o lugar mais barato caso queira fazer um quadro ou algo assim.

• Existem várias lembrancinhas fofinhas e baratinhas. Até cupcake fica legal! Só que aí fica melhor quando são poucos convidados por que cupcake é mais caro e trabalhoso de fazer.

• Fica bem legal dar um chaveirinho de lembrança também. Sem falar que chaveiro não é uma coisa cara pra dar e é uma lembrancinha e tanto! Talvez se você levar muitos você até consiga um preço mais barato.

• Pirulito, doces, balas e até caderninhos: tudo pode virar lembrancinha. Só basta ter criatividade para customizar e deixar tudo bem bonitinho.


• Depois que você já leu todo esse post e decidiu: "vou fazer minha festa de 15 anos", é a hora de colocar tudo no papel e fazer o orçamento.

• Separe um caderninho e nele anote TUDO o que você quer na sua festa. Anote os detalhes de todos os tópicos que já falei aqui, comida, bebida, buffet, decoração, DJ, local, lembrancinhas, atrações... Enfim, tudo. Depois, vá pesquisando o preço de casa coisa e no fim faça uma média de quanto mais ou menos ficará a sua festa.

• Opa, ficou caro demais? Vá cortando tudo aquilo que você não precisa e eliminando as coisinhas fúteis. Tente conseguir desconto, pechinche bastante, pesquise em todos os lugares, garimpe as coisas boas, bonitas e baratas e se esforce para tudo dar certo.

• Tente economizar durante meses antes e até se esforce para ganhar uma graninha extra (leia esse post). Seus pais podem até tentar bancar tudo, mas você também pode dar uma forcinha né!

• Depois que já tiver tudo anotado, o orçamento pronto e você ver que consegue fazer a festa, é hora de agir. Dê o seu melhor em casa coisa que for fazer e não se esbanje demais, saiba se controlar.

É isso pessoal, tentei contar TUDO pra vocês de como é fazer uma festinha sem gastar muito. Espero que vocês tenham se inspirado, por que não é só pras futuras debutantes e sim pra todo mundo que quer fazer uma festa sem ter que gastar rios de dinheiro. Sempre tem aquela correria na hora de organizar as coisas, mas depois é só alegria! Com muito foco tudo se ajeita e no fim tudo vale a pena! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário